PISTA



Vista aére da Pista de Aeromodelismo


Endereço: Rua Senai s/n - Fazenda Pimenta - Indaiatuba - SP (Acesso pela Saída 50 da SP-75)
Dimensões: 10metrosX200m de asfalto e bordas de concreto.
Instalações: Hangar Coberto, Estacionamento e WC
Funcionamento: Sábados,Domingo e feriados 08:00h às 18:00h
Tipos de Aeromodelos: Aviões Glow, Elétrico, Gasolina, Jatos e Heli em geral.


Informações pelo e-mail: cia_aeromodelismo@terra.com.br





Regimento Interno CIA.

Introdução: Um dos principais objetivos da CIA – Clube Indaiatubano de Aeromodelismo é proporcionar um ambiente sadio e de respeito entre  seus sócios, familiares e visitantes da comunidade, dando condições adequadas para a prática do aeromodelismo com segurança para todos.
   Para isso, faz-se necessário  estabelecer  algumas normas e regras, aqui denominadas de Regimento Interno, que descreve as Normas de Segurança e Regulamento para o uso das Instalações da CIA, que foram discutidas e aprovadas em assembléia:

 NORMAS DE SEGURANÇA E REGULAMENTOS PARA USO DAS INSTALAÇÕES DA CIA

 1 – Antes de cada vôo
1.1     – Ao chegar à pista verificar se a sua freqüência de rádio está livre no caso de quem usa rádios de 72 MHZ. Salvo só em 2,4 GHZ. Caso a freqüência já esteja sendo usada por outro(s) aeromodelista(s), deve-se combinar a ordem de vôo com os mesmos, tendo a preferência aquele que está há mais tempo sem voar.
1.2      - É expressamente proibido ligar o rádio sem avisar os colegas sob a mesma freqüência bem como sem observar sem alguém com paridade está voando, sob pena de pagar os prejuízos causados por este ato.
1.3 – Caso necessário e de comum acordo, havendo mais de dois pilotos com a mesma freqüência os rádios poderão ficar retidos sob controle de um membro da direção da pista onde somente um dos rádios poderá estar em mãos dos pilotos por vez.
1.4      - A regulagem do motor deverá ser feita fora da área interna dos boxes e em área apropriada estando próximo a área de pouso e decolagem onde o piloto e ajudante deverão prestar atenção na direção na qual a fumaça dos motores a combustão será direcionada, evitando atingir outros aeromodelistas bem como visitantes na área dos boxes.
1.5     – Verificar sempre as condições das superfícies móveis do aeromodelo, checando também alcance do rádio com a antena abaixada periodicamente testando a pelo menos 30 passos de distância.
1.6     – O aeromodelo em funcionamento deverá ser carregado com cuidado até a rampa de acesso ou à pista.
1.7     – Não é permitido “rolar” o aeromodelo em funcionamento dentro da área dos boxes
1.8     – Antes de encaminhar o aeromodelo à pista, verificar se não há aeromodelos em manobras de pouso, comunicando-se com os pilotos que estão na plataforma. Todo pouso tem prioridade.
1.9   - Se no procedimento de decolagem morrer o motor do aeromodelo, este deverá ser retirado da pista para que seja dada nova partida no motor.
 

2– Durante o  vôo

2.1     – Os pilotos que estiverem voando deverão ficar na área própria para os pilotos (plataforma a frente dos boxes). Somente o piloto e ajudante (ou instrutor) poderão ficar nesta área cabendo aos próprios pilotos orientar visitantes para ficarem na área dos boxes.
2.2     – Todo o circuito de vôo deverá ser realizado da margem interna da pista em diante, ou seja, não devem ser feitos vôos  sobre o estacionamento, box ou área dos pilotos.
2.3     – Vôos sobre o estacionamento ou por detrás dos boxes somente serão permitidos em situações de emergência, seguido de pouso que não puderem ser realizados pelo lado contrário, fora essa situação será advertido verbalmente, caso de reincidência será por escrito com penalidades podendo ficar proibido de voar.
2.4     – Caso mais de um aeromodelo esteja voando ao mesmo tempo, os pilotos deverão se comunicar quando forem decolar e pousar, e também estabelecer um sentido de vôo para todos, preferencialmente de modo que o aeromodelo passe sobre a pista no sentido contra o vento.
2.5     - Não pousar ou decolar um aeromodelo enquanto outro estiver utilizando a pista, salvo quando em vôo ocorrer pane, o que deverá ser comunicado imediatamente de forma a alertar todos os pilotos.
2.6     – Ao dirigir-se para circuito de pouso, o piloto deverá informar sua intenção falando em voz alta “PISTA”. Se for emergência, informar tal fato.
2.7      - Planadores têm prioridade  de pouso em relação a aeromodelos motorizados.
2.8     - Não é permitido  voar mais que Cinco aeromodelos ao mesmo tempo.
2.9     - Não serão permitidas quaisquer manobras de risco como rasantes ou outras sobre a pista quando houver mais pessoas na área dos pilotos. Lembre-se que se houver pane no equipamento poderá atingir qualquer pessoa podendo causar acidente fatal. Neste caso, as manobras deverão ser realizadas com o aeromodelo afastado além do limite de asfalto da pista em lado oposto às pessoas.
 
3– Após o  vôo

3.1     – Antes de pousar deverá sempre verificar se não há pessoas na pista e informar sua intenção falando em voz alta “PISTA”. Se for emergência, falar “PISTA” insistindo alertando tal fato.
3.2     – Quando já em solo, assim que trouxer o avião próximo deverá desligar imediatamente o motor seguido pelo rádio (transmissor e receptor)
3.3     – Se o modelo chegar à pista impossibilitado de locomover-se, qualquer piloto pode e deve informar em voz alta que entrará na pista para retirar o aeromodelo, certificando-se primeiramente que há condição segura para isso. Após sair da pista, libere-a, falando em voz alta “PISTA LIVRE”.
3.4     – Fazer  sempre uma verificação do aeromodelo após cada vôo.
 
4 -Visitantes e Convidados:

4.1     –  A  pista de aeromodelismo da CIA é de uso de seus associados e convidados.
4.2     –  É  permitido aos sócios da CIA trazer consigo a companhia de familiares sob sua inteira responsabilidade
4.3     – Visitantes poderão utilizar as instalações da CIA para a prática do aeromodelismo se convidado por um sócio e com autorização prévia do Presidente ou de um sócio formalmente designado pelo presidente para essa ação.
4.4     –  Os sócios que trouxerem visitantes  e/ou familiares conforme os itens 4.2 e 4.3 acima assumirão total responsabilidade pela segurança e atos dos mesmos.
4.5                  O visitante que for voar deverá comprovar experiência de vôo, do contrário o primeiro vôo obriga-se a estar acompanhado de um piloto experiente.
4.6                  – O Visitante deverá preencher previamente a Solicitação para Utilização das Instalações da CIA e assinar, tomando conhecimento dos procedimentos bem como assumir responsabilidades pelos seus atos.

5-Geral:

5.1     – O último aeromodelista que se retirar das instalações da pista da CIA tem a responsabilidade de fechar a portão com o cadeado.
5.2     – Não é permitido a qualquer sócio emprestar ou tirar cópias de sua chave do cadeado da entrada da CIA sem prévia autorização.
5.3     – É de responsabilidade do sócio que causar qualquer acidente ou danos ao patrimônio da CIA o ressarcimento do prejuízo causado, salvo os prejuízos cobertos por seguros contra acidentes que o referido sócio possua.
5.4     – Os sócios da CIA têm também como objetivo a descontração que este hobby proporciona, portanto devemos preservar o bom ambiente do clube, tendo como regra padrão a segurança e o companheirismo. Atitudes de desrespeito, discriminação ou preconceitos não serão admitidas.
 
6-Penalidades:

6.1     – O cumprimento destas regras e regulamentos é obrigação de todos os associados da CIA, cabendo a cada um fiscalizar e notificar à diretoria qualquer irregularidade.
6.2     – O infrator de qualquer dos itens das normas e regulamentos acima, bem como das obrigações descritas no Estatuto da CIA poderá ser advertido verbalmente por qualquer sócio que notar a infração, e estará sujeito às penalidades aplicáveis pela Diretoria e Conselho Consultivo, conforme o Estatuto da CIA, que podem ser desde advertências até expulsão do quadro de associados, conforme a gravidade do caso e reincidências.
 
O presente Regimento Interno entra em vigor imediatamente.


Indaiatuba, 01 de Novembro de 2010.



                                     Como Chegar na Pista.